Publicado por: rizuto | maio 16, 2008

Dissecando o Ouro

Depois da euforia, vou explicar melhor as coisas. O post vai ser longo, vou logo avisando.

Pra quem não sabe, o Cannes Lions Young Competition é uma disputa que acontece todos os anos no Cannes Lions, o mais prestigiado festival da propaganda mundial. Jovens criativos com até 28 anos de todo mundo representam seus paises nessa competição.

Antes disso acontecem as eliminatórias nos respectivos países, uma espécie de peneira onde milhares tentam mas infelizmente muitos poucos conseguem chegar lá.

Felizmente consegui, não foi pelo meu país, mas estou indo representar junto com a minha dupla toda a nação árabe, todo o Oriente Médio, o que me deixa muito orgulhoso também.

No comecinho do mês o nosso Diretor de Criação veio na nossa sala dizendo que escolheu a gente pra representar a agência, tinhamos menos de uma semana pra nos preparar, o que não adiantou muito porque tudo era imprevisível, não sabiamos de nada. O briefing ia ser dado na hora e nem o cliente nós não sabiamos quem iria ser.

 

Quarta feira dia 7

Chegamos no localEramos nós contra 19 duplas das agências mais importantes daqui. Recebemos o briefing 9h30 da manhã e tinhamos até 19h pra entregar duas peças impressas e montadas. Sem internet, e sem celular. Só os nossos cérebros, 38 pessoas te olhando com mau agouro e um banco de imagens do gettyimages.

Terminamos tudo 6h47. O resultado só viria uma semana depois.

Acho que foi uma das semanas mais longas de toda minha vida, todo mundo perguntando como foi mas eu realmente não sabia o que responder, porque não sabiamos das outras duplas e muito menos dos jurados.

 

Quarta-feira dia 14. Cerimônia de entrega.

Chegamos pontualmente 19h, só eu e a Tuline, ninguém da nossa agência. Vimos todos os trabalhos expostos e um lugar abarrotado de gente, as duplas, os atendimentos, diretores de criação, clientes, organizadores, jornalistas… a maioria fazendo pose de criativos cabeça e descolados, tatuagens, moicanos, gravatas coloridas e todos os clichês da publicidade, me senti pequeno nessa hora.

20h30 chamaram pra anunciar os vencedores. Curiosamente os organizadores se posicionaram justamente do lado das nossas peças, pensei comigo mesmo, a luz lá deve ser melhor mas ao mesmo tempo tinha uma coisa me dizendo que era mais que isso, um friozinho na barriga.

Depois de meia hora babando o ovo dos patrocinadores começaram pelo bronze:

 

“Terceira vez que essa dupla participa, finalmente conseguiram alguma coisa!”

Bronze pra dupla da Mccann. Palmas, gritos e assobios quase orgásmicos.

 

– Fodeu Tuline, já não tem mais bronze pra gente

 

“Outra dupla veterana! quinta vez!! pega o passaporte desses ai que eu quero verificar se tem 28 anos mesmo!” 

Prata pra dupla da DDB. Gritos escandalosos, palmas intermináveis e muitos palavrões.

 

– Nem prata Tuline… Só resta o ouro. Essa hora ela já estava tremendo feito uma vara de bambu verde e eu quase tendo um troço de nervoso.

 

“Opa! o ouro vai pra uma dupla novata! nunca participaram. Antes de anunciar os nomes, gostaria de dizer que foi uma votação quase unânime, não me lembro de uma peça que recebeu tantos votos em relação as outras… Uma idéia diferente que chamou a atenção dos jurados pela inteligência, criatividade e pelo senso de oportunidade…”

 

Essa hora tava esperando o enfarto já.

 

“CONGRATULATIONS TO RAFAEL RIZUTO AND TULINE MALECKI FROM MEMAC OGILVY, OUR GOLD TEAM!”

5 palmas. Dos organizadores.

 

Nem sei descrever essa cena, parece que o tempo parou, só sei que carreguei a Tuline e comecei a gritar, o povo tirando foto, um monte de mão pra apertar, abraços… Tudo em câmera lenta. A notícia se espalhou como rastro de póvora. Liguei pra o Diretor de criação dizendo:

 

– Till! (é o nome dele) Pode procurando uma dupla freelancer pra junho porque a gente ta indo pra Cannes!!!!! Gold! Gold! Gold! Porra!!

 

O cara ficou louco, gritando e correndo pela agência, Tuline só fazia chorar, o povo da agência ficou sabendo e começaram a ligar, tivemos que dar entrevísta e nessa hora cadê o meu inglês? falei muitos palavrões, Caralho!! porra!!! e os gringos achando tudo lindo sem entender… Foi inesquecível.

No outro dia só foi festa na agência.

Agora é ir pra Cannes dia 13 de junho e competir com os youngs do resto do mundo inclusive do Brasil, vai ser duro, mas já estou realizado. O que vier é lucro.

 

As peças

O cliente desse ano foi o Civil Defense of Dubai (espécie de bombeiros). O briefing foi basicamente criar uma campanha através de uma peça impressa contra o fogo nos armazéns. Isso é um grande problema por aqui. A campanha tinha que educar o povo a ter mais cuidado, saber como proceder e evitar esse tipo de acidente que tira muitas vidas, prejudica o meio ambiente e gera um prejuizo de bilhões todo ano. Cada dupla teve o direito de criar duas peças.

 

A primeira

Resolvemos apelar pra o emocional, pegamos um ponto no briefing onde dizia que muitos trabalhadors indianos dormem nesses armazens, e quando pega fogo morrem muitos de uma vez. A idéia é mais ou menos “armazens são pra estocar coisas, não vidas” 

Colocamos o depoimento de uma menininha indiana que perdeu o pai em um desses acidentes.

 

 

A segunda e vencedora

Resolvemos fazer uma coisa completamente inesperada, por que não fazer uma peça interativa? Convidar os leitores a interagir com a peça era uma coisa que ninguém tava pensando em fazer com certeza. Bingo.

 

 

Comentário do organizador no final só com a gente:

“tentei desclassificar essa peça, porque não segue os padrões de um anúncio impresso, mas vocês receberam tantos votos que eu não pude fazer nada. Foram muito ousados, parabéns”

Essa peça vai ser veiculada nas revistas aqui.

 

A prova

 

 

Extra

Clique aqui pra ver uma notinha que saiu no Clube de Criação de São Paulo.

Anúncios

Responses

  1. Meu irmão, a peça ficou do caralho, agora prepare-se porque Cannes te espera e tenho certeza que essa será só a primeira de suas participações.

  2. “tivemos que dar entrevísta e nessa hora cadê o meu inglês? falei muitos palavrões, Caralho!! porra!!! e os gringos achando tudo lindo sem entender… Foi inesquecível.”

    Vá se acostumando…

  3. Ducaralho, da porra Rafa. Depois da tempestade vem a bonanza meu velho.

    Parabéns

  4. Monstro, você é foda.

    Aê galera. Foi meu dupla viu? Foi meu dupla viu?

    Foooi, meu dupla ele, meu dupla.

    ORGULHO DO CARALHO DE VOCE CARA!!!

  5. Mosntro.. na moral tirasse a pior onda agora, tu é o pior dos monstros, aquele que deixa o cara (que já não é tão grande) na chinela. =] a peça ficou linda.

    Parabens seu cabra.

  6. DETONOU RAFA!!!

    feliz pra caralho com todas as suas conquistas!!
    Voa!

  7. Excelente trabalho.
    O prêmio foi merecido.

    Parabéns pela conquista.

    Abraço
    Pedro

    (Porto Alegre-RS)

  8. Botou pra F!
    Mermão, a gente vai ter que torcer contra o Brasil em Cannes, é? Hehehe.
    Vai lá e detona.

  9. Cara,

    Quando vi a primeira propaganda, achei que era do Fome Zero ou do Médécins sans Frontières. Mas quando vi a segunda, ficou claro: viva a Civil Defense of Dubai! Realmente ficou muito legal.

    Parabéns e boa sorte em Cannes!

    Luís

  10. Ousadia foda na segunda peça. Mandaram muito bem, parabéns!

  11. […] a saga completa no Dubai louco, heim?, blog do cara. Lá também tem fotos da premiação e o outro anúncio do […]

  12. A peça é duca, mas continuo preferindo tua dupla.

    Mete bronca, Rafa!!! (Em cannes, porra…)

    abração
    Edu

  13. Parabéns, ficou muito foda!
    Mais bonita que a peça é a sua dupla. :]

    Espero que em Cannes tenha mais “porras” e “caralhos”.

    Um abraço.

  14. Parabéns e boa sorte!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: